Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de abril de 2024

Encontro paroquial pré-sinodal

04/04/2022 . Notícias da Paróquia

Inspirados pelo tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, com enfoque no sentido de “caminhar juntos”, depois da realização do processo de escuta e reflexão nas comunidades eclesiais e das pastorais, movimentos e serviços, a Paróquia Nossa Senhora da Penha realizou na manhã do dia 02 de abril, na Igreja São Geraldo Majela, o encontro paroquial pré-sinodal, momento de síntese do processo que vem sendo realizado desde janeiro em nossa paróquia.

O texto bíblico iluminador de todo o processo é do Evangelho de São Lucas, que traz a narrativa “dos discípulos de Emaús” (Lc 24,13-34): Jesus se aproxima dos discípulos, caminha lado a lado com eles, escuta as suas dúvidas e se faz escutar, numa relação de empatia e de proximidade.

Ao final do processo de escuta, reflexão e partilha, Pe. Ueliton Neves agradeceu a equipe de articulação e desenvolvimento deste processo, assim como também a todos os envolvidos e disse que esse processo não pode ser apenas uma contribuição de nossa paróquia para o Sínodo convocado pelo Papa Francisco, mas que dever ser, diante do resultado das reflexões, oportunidade de conversão pastoral e de encontrarmos juntos novas formas de acolhida e de evangelização em nossa realidade paroquial. O processo de escuta nos leva a refletirmos sobre nós mesmos, sobre o nosso modo de ver a Igreja e de sermos igreja.

Que a sinodalidade seja uma prática eclesial, num processo de conversão pastoral e no desejo de sempre caminhar juntos, como povo de Deus em ação, para uma Igreja em saída.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha