Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de abril de 2024

Epap Realiza a Formação da Campanha da Fraternidade/2024

26/01/2024 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira, realizou no dia 23 de janeiro de 2024, terça-feira, no Santuário São Geraldo Majela, a Formação da Campanha da Fraternidade/2024. Estiveram presente nesta formação representantes dos movimentos e serviços e das pastorais da paróquia.

Iluminada pela encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade/2024, tem como tema “Fraternidade e amizade social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), a formação iniciou-se às 19h.

As três perspectivas da Campanha da Fraternidade – “VER – ILUMINAR – AGIR”, foram apresentadas pelos seguintes membros da EPAP: Antônio Vitor, Doriedson, Dorinha Gorino, Janderson, Márcia Alves, Margarida Largares e Rosânia.

Durante acolhida dos participantes, foi transmitido o hino da Campanha da Fraternidade, que reforçou a importância da amizade social. Em seguida, Nestor, convidou a todos para rezarem a Oração do Espírito Santo e após, a Oração da Campanha da Fraternidade/2024.

Os membros da EPAP, ao apresentarem pontos pertinentes da Campanha da Fraternidade, ressaltaram, a importância da relação humana que si faz necessária aqui e agora, para evitar o individualismo global. A equipe reforçou um aspecto enfatizado pelo Papa Francisco, em sua encíclica Fratelli Tutti, a respeito do “projeto de fraternidade, baseado na amizade social e no amor político, tendo o diálogo como caminho necessário para a cultura do encontro”.

Ao trabalharmos o “VER – ILUMINAR E AGIR”, destacamos a diferença entre: “ALTEROFOBIA”, ou “seja, medo, rejeição, aversão a tudo aquilo que é do outro, tudo o que não sou eu mesmo”; e “AMIZADE SOCIAL”, que é “ “amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço (FT, n.1) ’; ’uma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente da sua proximidade física (FT, n.1) ’” e outros.

Deixamos bem claro, que toda a Campanha da Fraternidade, é norteada para leituras bíblicas, que apontam o passo a passo de uma amizade social, que si faz necessária, ontem, hoje e sempre.

Culminamos a nossa formação, voltando os nossos pensamentos para um compromisso real, concreto e verdadeiro, com relação ao nosso entendimento a respeito da Campanha da Fraternidade/2024. Cada pastoral e movimento e serviço terá a incumbência de colocar em pratica a “amizade social”, seguindo o exemplo do Papa Francisco.

Encerramos a nossa formação com agradecimento e oração final.

Pedimos a todos com pratiquem “amizade social”, com abertura e ternura do encontro pessoal e comunitário.

Texto: Márcia Alves Ferreira – Catequese/EPAP