Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de abril de 2024

Fieis celebram novena e festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus

20/06/2023 . Notícias da Paróquia

A comunidade Sagrado Coração de Jesus, celebrou, com alegria, entre os dias 08 e 17 de junho, a novena e festa em honra ao seu padroeiro, com o tema e lema Sagrado Coração de Jesus, fonte das vocações: Aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”.

O Coração de Jesus é um Coração santo e transbordante de amor por todos e cada um de nós. Foi a partir da experiência da intimidade com o Coração de Jesus que os grandes santos entenderam sua vocação e missão. Celebrar o Coração de Jesus é celebrar a nossa busca de santidade: assemelhar-se ao coração de Jesus, manso e humilde.

​O Sagrado Coração de Jesus é a fonte das vocações, é o espaço da descoberta do amor sem limites, de doar-se por inteiro, sem deixar espaço para o egoísmo, ódio, vingança. O coração do vocacionado se encontra íntimo ao coração de Jesus, cheio da presença do amor do Pai celestial. Assemelhar-se a Jesus é permitir-se mergulhar no mistério de Deus, que nos ama e nos envolve em sua misericórdia, mas é, ao mesmo tempo, um esforço pessoal de se colocar no caminho de Jesus e viver o que Ele nos ensina no seu Evangelho.

Sentir-se vocacionado de Jesus é sentir-se apaixonado e atraído pelo seu coração sagrado, é entender que o amor é capaz de deixar tudo para encontrar o tudo que só o Senhor pode nos oferecer. Felizes são aqueles que se permitem ser amados por Cristo Jesus, pois a Redenção os alcançou e os redimiu. A experiência da fé cristã é perpassada pela confiança e adesão à pessoa de Jesus. O verdadeiro cristão é chamado a assumir um novo estilo de ser e de existir, tendo consigo os mesmos sentimentos do Mestre.

​O vocacionado é a pessoa que se sente realizada e feliz em responder, com generosidade, ao chamamento de Deus. E a perseverança desse processo dependerá do grau de intimidade e proximidade com Jesus Cristo, pois Ele está à porta e bate. Se abrirmos as portas do nosso coração, Ele entrará e fará morada em nós (cf. Ap 3,20).

A festa do Sagrado Coração de Jesus é complemento da do Corpo e Sangue de Cristo, reunindo todos os mistérios de Jesus em um só, que materialmente é o coração de carne de Jesus, espiritualmente quer expressar os infinitos tesouros do amor.

É a festa do amor de Deus para conosco. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34). Diz a Liturgia que “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando um conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.

A programação, que teve início com a Solenidade de Corpus Christi, presidida pelo pároco, Pe. Ueliton Neves, contemplou todos os dias a recitação do Santo Terço e a santa missa. Colaboraram na novena os seguintes clérigos: Pe. Édson Alves da Costa, S.Ss.R (Secretário da Pastoral Vocacional da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas em Belo Horizonte); Pe. Francis Regis Almeida (Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Distrito de Senhora do Carmo e Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário; Pe. Paulo Marcony Duarte Simões (Paróquia Nossa Senhora da Saúde) e Pe. Gustavo Moreira Mendes (Paróquia Santo Antônio – Naque/MG). Além destes clérigos, estiveram ainda o Pe. Edson Vander F. Gonçalves, vigário paroquial e os diáconos permanentes Alisson Júnio Gomes e Bruno Luiz de Souza. O dia da festa, 17 de junho, que foi celebrada pelo Pe. Ueliton Neves, pároco, foi marcado por uma procissão e missa solene, encerrando os festejos.

Nossa gratidão a todos que participaram, a todas as equipes de trabalho e os que fizeram suas doações.

Que o Sagrado Coração de Jesus confirme nosso desejo de amá-lo sempre mais e torná-lo amado e conhecido pelo nosso testemunho.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha