Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 19 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 19 de abril de 2024

Kairós de Pentecostes é realizado no Santuário São Geraldo Majela, em Itabira

30/05/2023 . Notícias da Paróquia

Um domingo de oração e renovação, este foi objetivo do encontro Cenáculo de Pentecostes Organizado pela Renovação Carismática Católica da Região Pastoral 1, que aconteceu no Santuário São Geraldo Majela, comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, no dia 28 de maio, domingo.

A Solenidade de Pentecostes é um marco para toda a Igreja. Este é o início da ação evangelizadora onde todas as nações e línguas passaram a ter acesso ao Evangelho e a salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus. O Catecismo da Igreja Católica diz que: “No dia de Pentecostes (no término das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731).

O evento, contou com pregações e momentos de louvor, encerrando com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Ueliton Neves da Silva, pároco e coordenador regional de pastoral. Após a missa o cantor Paulinho Sá conduziu a noite do cenáculo, que encerou com adoração e bênção eucarística.

Em sua homilia, Pe. Ueliton Neves recordou que a Solenidade de Pentecostes marca o nascimento da Igreja, quando o Espírito Santo desce sobre Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo. A descida do Espírito Santo é anunciada por Jesus nos Evangelhos (em especial no evangelho de São João). Essa descida aconteceu no dia da festa da colheita, conhecida como festa das primícias, onde os Judeus separavam a melhor parte de sua colheita e entregavam a Deus. O Espírito Santo é a primícia de Deus, a melhor parte, o Defensor que vem sobre nós, o sopro da vida.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha