Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 13 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 13 de maio de 2024

Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Quinta-Feira Santa

10/04/2023 . Notícias da Paróquia

“O cálice por nós abençoado, é a nossa comunhão com o sangue do Senhor”! (Sl 115/116)

Ao anoitecer da Quinta-Feira Santa, dia 06 de abril de 2023, iniciamos o Tríduo Pascal. O Tríduo Pascal é como uma única celebração que inicia na Quinta-Feira Santa e termina na grande Vigília Pascal, no Sábado Santo.

Após a missa da Quinta-Feira, sem a bênção final, aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento. Após a missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus, o Santíssimo foi transladado para o salão pastoral da comunidade e os fiéis permaneceram por um tempo em adoração; após a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e transladação do Santíssimo, os fiéis permaneceram em adoração eucarística e após a missa do Santuário o Santíssimo foi transladado para a Igreja São Geraldo, seguido de adoração pelos fiéis.

Com a Ceia Sagrada, celebrada na quinta-feira santa, fizemos memória daquilo que Jesus fez e repetimos esse momento em todas as missas, rememorando a entrega de Jesus por nós. Em todas as missas fazemos memória do mistério pascal de Cristo, e cremos por meio da fé que Ele está presente no meio de nós e que aquelas espécies do pão e do vinho se tornaram o Corpo e Sangue de Jesus. Ceia Pascal, morte de Cristo na cruz, ressurreição – três momentos atualizados em cada missa.

O mistério da Eucaristia não se explica, mas se vive, é um mistério tão grande que só vai ter explicação na eternidade quando estivermos face a face com Cristo. A Eucaristia é o que sustenta a Igreja e, além desse mistério ser recordado em toda missa, é recordado de maneira especial na Quinta-Feira Santa, dia da instituição da Eucaristia por excelência, e no Dia de Corpus Christi, que acontece sempre 60 dias após a Quinta-Feira Santa.

Nessa missa da Quinta-Feira Santa, além de recordar a instituição da Eucaristia, recordamos um gesto nobre que Jesus fez nessa mesma noite antes da ceia. Jesus lava os pés dos discípulos, ensinando que nós devemos fazer o mesmo, no sentido de que devemos nos doar ao próximo e amar o nosso semelhante sem esperar nada troca. Ainda com esse gesto, Jesus nos ensina a humildade e que ninguém deve se achar melhor do que o outro. Esse gesto é recordado após o Evangelho, antes do ofertório. Algumas pessoas chamam essa missa de Missa do Lava-Pés, mas o lava-pés é apenas um rito simbólico que acontece durante a missa, o nome certo para essa missa é: Missa vespertina da Ceia do Senhor.

Pe. Ueliton Neves da Silva, nas comunidades onde celebrou (Sagrado Coração de Jesus e Santuário São Geraldo) para o rito do lava-pés, ao retirar a casula, retirou também a estola sacerdotal e ficou com a estola diaconal, que já estava com ela para a missa e sobre ela a sacerdotal, e o gremial (conhecido como avental) e lavou os pés de alguns da comunidade.

Jesus, com a última ceia, instaura a nova Páscoa, ou seja, não seria mais necessário imolar o “cordeiro”, Ele mesmo seria o cordeiro dali por diante. Em toda missa, recordamos a memória dessa ceia e o mistério pascal de Cristo. Por isso, Ele mesmo disse: “Fazei isto em memória de mim”.

Que possamos sempre participar da Ceia sagrada e aprendamos a partilhar o pão com os mais pobres. Que a graça de Deus venha sobre nós, nos liberte do pecado e nos ajude a comungar a nossa salvação.

Texto e fotos: Pascom Paroquial