Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 27 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 27 de abril de 2024

Nota de desagravo pela profanação da Igreja de São José, no Ribeirão São José de Baixo, comunidade eclesial da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Município de Itabira – Minas Gerais.

07/12/2023 . Notícias da Paróquia

Itabira, 07 de dezembro de 2023

Zelus Domus Tuae – “O zelo pela tua casa me consome” (Sl 69,9)

Entristecido pela invasão e, sobretudo, pela profanação do sacrário da Comunidade São José, ocorridas no último dia 06 de dezembro de 2023, quarta-feira, uno-me à dor que essa grave ofensa aos sagrados mistérios provoca em nós e em todos os fiéis de nossa comunidade e Paróquia.

Ao invadir a igreja da comunidade, o sacrário que continha reservas Eucarísticas foi levado. Também foi levada uma âmbula.

Uma missa com ato de desagravo será marcada e celebrada na igreja da comunidade.
O Ato de Desagravo é um gesto da Igreja, que reconhece que uma grande ofensa foi feita a Deus, seja numa pessoa ou seja em um lugar a Ele consagrado; e procura reconhecer publicamente esta ofensa, pedir perdão a Deus em vista da reparação. No caso de um lugar, de uma Igreja como a de São José, comunidade mais antiga de nossa Paróquia, para devolver ao lugar a sacralidade, ou seja, a capacidade de servir para o uso dos atos sagrados. Então, é um gesto de apelo à Misericórdia Divina diante da infidelidade de alguém, que feriu o amor de Deus.

Além de suplicar ao Senhor o perdão para todos nós pecadores, rezemos pelo autor deste grave delito a fim de que reencontre a vida da graça. O pedido de perdão de nossos pecados, a intercessão pela conversão de quem praticou esta ofensa e o empenho sincero na própria conversão alcançarão de Deus a graça de ver restituída ao templo violado a sua dignidade bem como a de um crescimento na santidade de nossa Igreja Paroquial.

Com minha benção, minhas orações e sofrimentos,

Pároco