Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de abril de 2024

Paróquia celebra primeiro aniversário de ordenação dos diáconos permanentes

11/04/2024 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha celebrou na última quarta-feira, dia 10 de abril, o primeiro aniversário de ordenação diaconal dos diáconos Alisson Junio Gomes e Bruno Luiz de Souza. Os diáconos foram ordenados no dia 25 de março de 2023, na festa da Anunciação do Senhor, no Santuário São Geraldo Majela. Como a data coincidiu com a semana santa, celebramos no dia 10 de abril na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Praia. A missa foi presidida pelo Pe. Ueliton Neves, pároco, e contou com a presença de muitos fiéis, lideranças comunitárias e pastorais da paróquia, além dos familiares e amigos dos diáconos.

Pe. Ueliton, em sua homilia, destacou a importância do ministério diaconal na vida e na missão da Igreja:

“O diácono é chamado a ser servidor do Senhor e de sua Igreja. O diaconado é um grande dom de Deus, mas não pode ser entendido como honraria ou fonte de privilégios. O diaconado é serviço, enquanto ministério ordenado. Para exercer o diaconado, é preciso ter o coração e a vida de servo do Senhor e de servidor da Igreja. O diácono é chamado ao Serviço da Caridade, especialmente dos mais pobres e sofredores, como nos recorda o livro dos Atos dos Apóstolos (At 6,1-7b). Numa Igreja que quer ser missionária, o Serviço da Palavra reveste-se de uma importância cada vez maior. Guardem no coração e procurem viver o que a Igreja lhes disse no dia da ordenação: ‘transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares’.  Sejam ouvintes e praticantes da Palavra! Ajudem o nosso Povo a conhecer e a viver a Palavra de Deus! Proclamem a Palavra de Deus não apenas nas celebrações litúrgicas, mas no dia a dia, evangelizando através do testemunho. Lembrem-se também da dignidade do Serviço do Altar através da colaboração nas celebrações da Eucaristia nas funções que lhe são próprias, na celebração dos sacramentos do Batismo e do Matrimônio e nas Celebrações da Palavra”, concluiu o sacerdote agradecendo o Sim dos diáconos e dizendo-lhes que o Sim deve ser renovado todos os dias no exercício do ministério diaconal, mesmo em meio aos desafios.

Fotos: Rayane Dionísio