Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 27 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 27 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha celebra a Solenidade de Corpus Christi com missas e procissões

12/06/2023 . Notícias da Paróquia

Com missas, procissões e os tradicionais ornamentos nas ruas, como tapetes de cores vivas e desenhos de inspiração religiosa, a Paróquia Nossa Senhora da Penha celebrou a Solenidade de Corpus Christi, na última quinta-feira, 08 de junho, no Santuário São Geraldo Majela, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, sendo esta última iniciando a novena em honra a seu padroeiro.

Além dos tapetes confeccionados por serragem e diversos outros materiais, destaque se dá aos tapetes da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, que foram ornamentados com alimentos não perecíveis para doar aos mais necessitados e a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, que preparou todo o trajeto com mantas e cobertores, que serão doados às famílias carentes e pessoas em situações de rua.

A solenidade de “Corpus Christi”, que significa “Corpo de Cristo”, é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. Esta solenidade é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes. Trata-se de uma festa de preceito, ou seja, os fiéis devem participar da celebração da Missa nesse dia.

A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944), que a determina, quando possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”.

A festa de Corpus Christi é um convite à meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Portanto, é o próprio Cristo quem nos pediu para celebrar a Eucaristia ao longo dos tempos e da história.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha