Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 02 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 02 de maio de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha realiza o 1º Encontro de Casais com Cristo (ECC) e é a primeira paróquia a implantar este serviço na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

16/11/2023 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, realizou entre os dias 10 e 12 de novembro o 1º Encontro de Casais com Cristo (ECC), sendo a primeira paróquia da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano a implantar este Serviço. Para auxiliar nossa paróquia no processo de implantação e no suporte até a realização do 2º encontro, temos como madrinha a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do município de Jaboticatubas, Diocese de Sete Lagoas. O encontro aconteceu na Escola Estadual Professora Palmira Morais e contou com a participação de 29 casais encontristas, além dos casais de nossa paróquia que já vivenciaram o ECC e dos muitos casais da paróquia madrinha, de Jaboticatubas.

O ECC não é uma pastoral, não é um movimento, não tem bandeira, não visa prender a si os casais e nem os casais devem prender-se ao ECC. O ECC é um “Serviço-Escola” da nossa Igreja, em favor da evangelização das famílias, feito por casais, para casais que vivenciam o Sacramento do Matrimônio, com o auxílio, a participação e a motivação do Diretor Espiritual. Também é um Serviço para despertar os casais para as pastorais e movimentos na paróquia.

O casal “passa“ pelo ECC; não “é” do ECC. Não existe casal “ECCista”; existe casal da paróquia, pois o ECC é essencialmente paroquial. Além da tônica da paroquialidade, um outro elemento a se destacar é o da formação. Os que vivenciam o ECC vão crescendo gradativamente no conhecimento d avida familiar, no aprofundamento sobre a vida cristã e ainda se comprometendo com a realidade social em que vivem.

Assim, o ECC não “compete” com a Pastoral Familiar, com Movimento de Revisão Matrimonial (MRM) e outros. Não “divide” a paróquia; ao contrário, “abastece-a”. É importante que se entenda que o ECC tem uma dinâmica, um carisma, que não pode, em hipótese alguma, ser quebrado ou ignorado. Caso o seja, não é mais ECC.

Que Deus abençoe todos os casais que já vivenciaram a primeira etapa do ECC em nossa paróquia e que tantos outros possam fazer esta experiência. Que nossa paróquia se beneficie sempre deste Serviço que tem a missão de ir, trazer, amar e cuidar!

Gratidão a todos os casais que acolheram ao convite e vivenciaram o 1º encontro. Gratidão ao Pe. Gilson da Piedade Mendes e a todos os casais da paróquia madrinha de Nossa Senhora da Conceição e os de nossa paróquia de Nossa Senhora da Penha que não mediram esforços para a realização do mesmo. Gratidão a todos os que fizeram suas doações e/ou participaram das promoções que foram realizadas para esta finalidade. Gratidão à Secretaria de Esporte e Cultura do nosso município de Itabira, à direção da Escola Estadual Professora Palmira Morais e também da Escola Municipal Cornélio Pena.

Que o ECC seja sempre um canal de graça na vida de tantos casais, evangelizando as famílias e fortalecendo nossa ação pastoral e evangelizadora em nossa paróquia.

Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha