Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de março de 2024

Primeiro Encontro de Formação Litúrgica da Paróquia é realizado no Santuário

02/08/2022 . Notícias da Paróquia

O primeiro Encontro de Formação Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora da Penha, aconteceu no dia 31 de julho, domingo, no Santuário São Geraldo Majela conforme previsto no calendário pastoral de 2022.

O encontro reuniu aproximadamente 140 paroquianos que atuam nas equipes litúrgicas de nossas comunidades paroquiais dentre Leitores, Proclamadores da Palavra, Comentaristas, Ministros da Palavra e Eucaristia, Ministérios de Música, Coroinhas e membros da PASCOM.

A Coordenadora Paroquial da Liturgia Raquel Pascoal, acolheu fraternalmente  todos os presentes e logo em seguida passou a palavra à Tamyres Araújo Moreira Maciel, fonoaudióloga, especialista em comunicação empresarial, Consultora de comunicação, auditora técnica das terapias de equipe multiprofissional da Unimed BH.

De forma muito técnica e com linguagem acessível a todos os participantes, a palestrante abordou o tema “Expressividade sem ultrapassar o limite”.  Orientou a respeito da utilização correta da voz, de forma expressiva e saudável. Esclareceu sobre a fisiologia do aparelho fonador, formação e emissão da voz, postura adequada.

De forma lúdica e prática, apresentou exercícios de alongamento e aquecimento das pregas vocais, como preparação para atividades que envolvam a voz, e enfatizou a importância de se cultivar bons hábitos alimentares e exercícios físicos regulares, como cuidados para manter a voz saudável.

A temática contribuiu significativamente para o crescimento no exercício do ministério de proclamação da Palavra na liturgia. Uma vez que a Palavra de Deus, no que se refere aos leitores, sendo proclamada de forma que expresse o magnífico amor de Deus de forma nítida, contribuirá ainda mais para seja gerada mais frutuosa adesão à mensagem bíblica.

Em seguida o candidato ao diaconado permanente Bruno Luiz de Souza, membro desta paróquia, palestrou sobre o tema “Música Litúrgica em nossas celebrações.”

Com base na Carta direcionada aos agentes da música litúrgica da paróquia, de autoria do Pároco Pe. Ueliton Neves da Silva – presente durante todo  encontro – foram apresentados aspectos importantes a respeito do canto litúrgico nas celebrações.

Na oportunidade, Bruno ressaltou: “O memorial da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, dentro da Santa missa é o centro da Liturgia, bem como é o centro da ação que dela decorre.  E sendo esta uma ação de Cristo em primeiro lugar (cf. IGMR 16), toda a liturgia precisa comunicar o mistério do amor de Deus na entrega e na ressureição da vida de seu Filho”.

Com citações da Instrução Geral do Missal Romano, apresentou cada rito que compõe a Celebração Eucarística: o que este comunica, e como a música deve estar contribuindo para a comunicação e vivência deste momento. Tais músicas que têm a função de unir as vozes em um único cântico direcionado ao Senhor, devem fazer referências ao rito, às leituras da liturgia do dia e ao tempo litúrgico que se celebra.

Em seguida, como testemunho de serviço litúrgico, Weber Fernandes falou sobre o que ele tem experimentado ao servir à liturgia como proclamador da Palavra que realiza nesta e em outras paróquias. Apresentou orientações importantes e regras fundamentais para que o serviço de “leitura na missa”, seja realizado em prol da eficácia da liturgia, pela honra de Deus e pelo respeito ao seu povo.

Na ocasião foi oferecido um delicioso lanche coletivo, que foi servido e partilhado como ato de doação de cada um dos presentes!

Com certeza um bom começo para Formação Litúrgica de toda equipe. Que todos sejam membros imbuídos do espírito e da força da liturgia!

Confira algumas fotos deste dia:

Texto: Bruno Luiz de Souza e Cláudia Bragança Costa e Moreira